HQ

Published on junho 30th, 2014 | by Thiérri Parmigiani

A origem do Caveira Vermelha

Após escrever a origem judia do Magneto e o sofrimento do vilão durante a segunda guerra mundial, Greg Pak assumiu a missão de mudar de lado e mostrar o lado nazista da história com a origem do Caveira Vermelha, o principal inimigo do Capitão América.

A história se passa no período entre primeira e segunda guerra mundial. O jovem Schimidt, assim como muitas outras crianças alemãs, perdeu os pais na primeira guerra e enfrenta as dificuldades do povo que paga pela derrota e vê nos nazista uma oportunidade de reerguer a Alemanha.

Historicamente a HQ mostra muito bem  a ascensão do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, o conflito com os judeus e os movimentos comunistas.

Caveira Vermelha EncarnadoPra mim o maior problema do roteiro foi não apresentar o Schimidt como uma criança má. No começo ele até ajuda seu amigo e um cachorrinho e tal. Então fica aquele clima de “quando é que essa criança boa vai virar um nazista cruel?”.

[[[SPOILERS]]]

Os anos passam e após brigar com alguns garotos, ele acaba na casa de um judeu que deu abrigo, comida e cuidados. Mas após seu anfitrião ter sido espancado por nazistas na rua, Schimidt decide trair o cara e pegar seu dinheiro, em uma sequência bem ruim que não fez sentido na trama.

Para se dar bem, o jovem acaba se alistando ao partido nazista com planos de chegar perto o suficiente de seu líder e assassinar Hitler. Logo descobre que mesmo sendo um membro, deveria integrar as forças da SS para completar seu plano. O banho de água fria vem quando ele encontra alguns membros da SS que zombam dele e dizem que ele precisa crescer e deixar de ser idiota (ou algo assim) para integrar a guarda pessoal do Führer.

Logo Schimidt encontra outra forma de se aproximar de Hitler e matá-lo. Ao se juntar com alguns comunistas, eles preparam uma investida contra o líder nazista enquanto este iria pessoalmente a um hotel resolver uma questão política (se me lembro bem). O plano era se passar por funcionário do hotel e executar o serviço. Tudo ia bem até que ele decide trair os comunistas e sair como herói na frente do Adolfinho.

[[[FIM DOS SPOILERS]]]

Apesar de ter gostado da história, deixou a desejar em certos pontos. Eu esperava uma motivação maior daquele que seria o maior vilão nazista do universo Marvel. E não teve a transformação em caveira!

De qualquer forma acho que vale muito a pena e vou dar uma nota 8.

Tags: ,


About the Author

Gosta de criar analogias absurdas. Apaixonado por quadrinhos e cinema apesar de não conseguir decorar o nome de mais de uma dúzia de diretores, escritores e desenhistas. Acredita que o Magneto é o Jesus dos mutantes. Tem só 60kg, mas merecia pesar uns 150kg.



Back to Top ↑
  • Categorias


  • PODCAST DESTAQUE

  • Curta a TdG