Janela pro Oriente

Published on Abril 30th, 2015 | by Julio Machado

0

A trilogia do Battousai Retalhador

No último mês o Netflix esteve de parabéns, assim como a comunidade nerd no geral, e eu até tentei assistir a série do Demolidor logo na primeira semana, mas um lançamento apareceu nas indicações pra mim e eu fui obrigado a deixar Matt Murdock na espera. E como o nome do post diz, foi Samurai X que fez com que a série da Marvel ficasse de canto mais uns dias.

O primeiro filme saiu em agosto de 2012 pela Warner japonesa, todo produzido lá na terra do sol nascente, e foi um sucesso de crítica e público, e me deixou muito feliz porque nenhum americano desentendido de mangás resolveu cagar regra como fizeram com Dragonball Evolution. Já o segundo e terceiro filme foram lançados em agosto e setembro de 2014 respectivamente (ponto pros japoneses que gravam dois filmes de uma vez e não colocam a gente pra esperar um ano entre os dois).

O primeiro filme conta a história de Kenshin Himura, ex-assassino do governo que desistiu de matar, chegando a Tóquio dez anos depois de resolver apenas lutar pela justiça e tendo que enfrentar uma sombra de seu passado, um assassino que tomou seu titulo de Battousai, sua espada e deixa um rastro de morte por onde passa. Tudo nesse filme é extremamente bonito e bem feito, desde a escolha dos atores (que por sinal o ator Takeru Sato nasceu pra ser o Kenshin), as locações, figurino e até as coreografias das lutas. Até mesmo a dublagem brasileira representou colocando os dubladores do anime para fazerem cada um seu personagem.

Kenshin_12Aí vem o segundo e terceiro filme intitulados Samurai X O Inferno de Kyoto e Samurai X O Fim de uma Lenda respectivamente, contando a história do arco de Shishio e os Juppongatana. O Inferno de Kyoto conta como Makoto Shishio se tornou o principal assassino do governo depois que Kenshin resolveu baixar sua espada e sua ascensão a principal inimigo do governo japonês, ele quer tomar o controle do Japão e instaurar uma era de tirania e rebeldia. O governo acaba chamando Kenshin para acabar com Shishio pois ele é o único capaz de vencer esse louco homicida.

Já em O Fim de uma Lenda nós somos apresentados ao antigo mestre de Kenshin e vemos um ex-Battousai mais preocupado com sua missão. Toda a trama é bem resolvida nesse filme e vemos o crescimento pessoal do protagonista que tem que se redescobrir como guerreiro e como ser humano para poder realizar sua última tarefa a mando do governo. A batalha final contra Shishio, na minha singela opinião, é melhor que a do anime, nessa batalha Shishio acaba mostrando que seria impossível sua derrota se ele estivesse com sua toda sua saúde ou pudesse lutar por tempo indeteminado (ja que seu corpo aquece demais permitindo a ele apenas 15 minutos de luta) mesmo contra quatro fortíssimos oponentes ao mesmo tempo. Em paralelo a trama principal a história de Aoshi é a cereja em cima do grande sundae de Samurai X.

vlcsnap-2014-09-27-04h10m37s202

O lado ruim de tudo isso: dois filmes pra contar toda a saga de Shishio teve seu preço, os Juppongatanas quase não aparecem ou são derrotados com tanta facilidade que até parecem meros “bonecos de massa”, mas não se deixem enganar por isso, se quiserem ver o verdadeiro poder deles é só assistir o anime e poderão ver as batalhas fenomenais travadas para que Kenshin e seus amigos cheguem até Shishio.

As cenas de luta de toda a trilogia são poéticas e não deixam você respirar, quando não há luta o drama dos personagens te prende de um jeito que nem se pode ver o tempo passar, tudo isso num filme épico onde a memória das grandes histórias de samurai são mantidas e repaginadas para agradar tanto aos fãs mais antigos como os que possam surgir a partir dessa trilogia. Deixo vocês com essa simplória opinião dessa obra muito foda e digo que deveriam muito assistir aos três filmes!

Tags: , ,


About the Author

O mártir dos spoilers. Jogador de Magic: The Gathering e leitor de bons livros como A Torre Negra do Stephen King. Gosta de tatuagens (tem um monte delas) e é muito fã de mangás… sem contar que adora um bom spoiler.



Back to Top ↑
  • Categorias


  • PODCAST DESTAQUE

  • Curta a TdG