Moda Nerd

Published on novembro 11th, 2013 | by Mayara Itacaramby

Figurinos: o estudo das roupas dos personagens que amamos!

O post de hoje é voltado para uma parte crucial do teatro, da televisão e do cinema: o figurino. Além de ter uma categoria própria nas premiações do Oscar, Emmy e Globo de Ouro, o figurino enche os nossos olhos e nos ajuda a entender o personagem e sua personalidade.

O trabalho se inicia ao entender o personagem e sua evolução, como por exemplo, em uma série. A figurinista Michele Clapton, responsável pelo desenvolvimento do figurino de Game of Thrones, demonstra nesses dois vídeos o processo de criação da vestimenta dos personagens – exemplificando o processo de desenvolvimento de um figurino – onde se buscou referências europeias, mongóis e japonesas para tentar retratar o mundo de George R.R. Martin como crível.

 

Percebem-se as diferenças nas vestimentas do Norte, retratado de uma forma mais “fiel” à Inglaterra medieval, mais obscuro, mais frio, com mais peles e cores que variam do cinza, marrom e azul, e o figurino de King’s Landing, não só mais rico, bem como mais colorido e opulento.

Os vídeos são de 2011, referentes à 1ª temporada da série – e sua criação. Percebe-se no decorrer das temporadas o desenvolvimento dos personagens e de seu figurino – como podemos ver no trabalho de Michele Carragher, que cria os bordados presentes nos vestidos de Cersei, Sansa e Daenerys (Khaleesi!!!) como podemos ver abaixo:

Michele também teve seu trabalho exposto em Príncipe da Pérsia (Prince of Persia – 2010) e Razão e Sensibilidade (Sense and sensibility – 2008).

Além dessa dupla incrível de Game of Thrones, preciso citar Caroline McCall, responsável pelo figurino de Downton Abbey, série de sucesso da BBC (no Brasil, pela GNT) que chegou a ganhar o Emmy de 2011 para melhor figurino para minissérie, telefilme ou especial.

moda_03_img_09

moda_03_img_08

moda_03_img_07

Além de Downton Abbey (2011), Caroline foi figurinista do “Fúria de Titãs 2” (2012) e de seis episódios de Dr. Who em 2011, um deles sendo ‘The doctor’s wife’, cujo trailer pode ser visto abaixo:

 

Tags: , ,


About the Author

Gosta de personagens alternativos, uma mistura de Oscar Wao, Tom Bombadil e Tempestade que ama literatura, F1 e refrigerante sem gás.



Back to Top ↑
  • Categorias


  • PODCAST DESTAQUE

  • Curta a TdG