Jogos

Published on janeiro 17th, 2014 | by Thiérri Parmigiani

Nintendo admite fracasso do Wii U e anuncia prejuízo de US$ 240 milhões

Empresa esperava vender 9 milhões de unidades do game no ano, mas só vai vender 2,8 milhões por causa dos concorrentes, especialmente os jogos em smartphones e tablets

A gigante de videogames Nintendo revisou sua previsão para o ano fiscal que termina em março. Diante do fracasso das vendas do jogo Wii U, a companhia espera agora um prejuízo de US$ 240 milhões.

A empresa justificou que as vendas do jogo no natal ficaram muito abaixo do esperado. Anteriormente a expectativa era de lucro de 100 bilhões de ienes.

A companhia esperava vender 9 milhões de unidades do console do Wii U, mas deve encerrar o ano fiscal com vendas de apenas 2,8 milhões de unidades.

“Não vamos cumprir nossas metas de venda por larga margem de diferença”, afirmou o presidente da empresa, Satoru Iwata, em conferência para a imprensa nesta sexta-feira, 17.

Entre os motivos para a queda das ventas, especialistas citam a perda de foco da empresa, a concorrência dos dispositivos móveis e de rivais como o PlayStation 4 da Sony e o Xbox  da Microsoft.

A Nintendo se recusa a oferecer jogos com sua linha de personagens icônicos, como Mario Bross e Zelda, em dispositivos móveis, limitando sua capacidade de lucrar com a crescente demanda por jogadores online.

Estratégia. 

Iwata disse que a empresa está tentando atrair consumidores que preferem jogos em tablets e smartphones, como o iPhone da Apple.

“O mercado de vídeogame mudou para os smartphones e tablets”, disse Mitsushige Akino , chefe gestor de fundos da Ichiyoshi Asset Management, em Tóquio.

“A Nintendo precisa se expandir a partir de seu modelo de negócio de hardware. É um problema estrutural”.

“A revisão é muito pior do que a esperada”,  afirmou Yusuke Tsunoda, analista da Tokai Tokyo Securities. ” Vai ser uma terceira perda operacional anual consecutivo e que levanta uma questão de gestão séria”.

Fonte: Estadão

Tags:


About the Author

Gosta de criar analogias absurdas. Apaixonado por quadrinhos e cinema apesar de não conseguir decorar o nome de mais de uma dúzia de diretores, escritores e desenhistas. Acredita que o Magneto é o Jesus dos mutantes. Tem só 60kg, mas merecia pesar uns 150kg.



Back to Top ↑
  • Categorias


  • PODCAST DESTAQUE

  • Curta a TdG