Filmes

Published on dezembro 18th, 2015 | by Carol Lima

0

O Despertar dos Spoilers

É natural uma montanha de spoilers surgir nas redes sociais ao lançamento de algo muitíssimo esperado, seja um livro, game, filme etc. Mas não são todos que compactuam com tal ato, e é isso que muitos não entendem. Em decorrência da estreia de Star Wars: O Despertar da Força, as redes sociais se tornaram um verdadeiro campo minado; quem conseguiu, e ainda está conseguindo fugir de revelações cruciais, congratulações, pois irá aproveitar o filme ao máximo. Às pessoas que foram pegas em meio ao tiroteio, sinto muito (embora esse tipo de coisa não faça toda a experiência – aliás, uma bem sensacional, devo dizer – ir água abaixo, apenas diminui o impacto de um certo evento o qual não estava esperando).

Foi isso o que me ocorreu um dia antes de assistir ao filme. Em meio a posts numa rede social, me deparei com um peculiar, e decidi comentar que seria uma baita sacanagem se a pessoa revelasse spoilers do filme (o que pretendia)… No momento seguinte, nos comentários desse mesmo post, uma IMAGEM de uma cena do filme. Só deu tempo de fechar o aplicativo, arremessar o celular no sofá e abafar um grito que continha pura e genuína raiva. Deslize meu? Claro, deveria ter imaginado. Mesmo assim, não havia um aviso ou algo do tipo, a imagem simplesmente estava ali. Não tinha como apagar aquilo da cabeça. Assisti ao filme, me diverti, mas a tal cena permeava a minha mente. Quando finalmente a vi, senti um impacto, mas não tão forte quanto seria se não a tivesse presenciado, indiretamente, antes.

Não é mimimi, não é censura: é saber respeitar as pessoas. Nem todo mundo nas redes sociais quer levar spoiler, e é isso que muitos cismam de não entender, ou apenas ignoram. Por favor, se o fizer, coloque um AVISO. É frustrante deslizar o feed de imagens e se deparar com uma cena daquele filme que aguarda há anos. Como disse anteriormente, isso vale para outras mídias. Divulgar trechos importantes de livros e/ou uma cena do final daquele game aguardadíssimo é simplesmente desrespeitoso. Numa roda de amigos que já assistiram, leram… – o que for! – É algo divertido, que pode levar a debates. Quando uma pessoa lhe PERGUNTA acerca dum spoiler, é algo consensual, logo, ninguém sai ferido.

Então, fica aqui meu último apelo: O Despertar da Força é um dos filmes mais aguardados do ano (ou de anos). Há inúmeras pessoas que ainda não assistiram ao filme, e que pretendem ter uma experiência incrível para com este. Pessoas essas que têm até fugido das redes sociais, a fim de não levar uma baita revelação da história por meio de terceiros, e há algo de errado se temos de chegar a esse ponto. “É só não ficar online” é o que ouço bastante. Não é bem assim. Todos temos o direito de navegar onde quisermos, com segurança. Então, meu(minha) amigo(a), não venha com esse tipo de discurso manjado, porque não convence. Não é porque VOCÊ não liga para spoilers, que os outros mereçam levar um na cara. Respeito acima de tudo, é só o que peço.

Tags: , ,


About the Author

Estudante, futura Jornalista e Marvete desde a infância, mas passando por desilusões com a editora atualmente. Tem o hábito de curtir coisas independentes, variando de música até games. Não dispensa uma boa ficção-científica.



Back to Top ↑
  • Categorias


  • PODCAST DESTAQUE

  • Curta a TdG