No Laboratório da Torre

Published on janeiro 29th, 2014 | by Redação TdG

Os skates voadores estão a caminho

Um grupo de pesquisadores japoneses criou um sistema de levitação aérea para pequenos objetos, com ondas acústicas que atuam contra a força gravitacional. Apesar de o princípio físico aplicado não representar propriamente uma novidade, a inovação está no fato de os objetos levitarem em três dimensões em vez de em um plano único.

O trabalho, publicado pela Universidade de Cornell sob o título “Manipulação do ar em três dimensões através de ultrassom”, é resultado de uma série de estudos e experiências, nos quais o eixo acústico do feixe de ultrassons ficava paralelo à força da gravidade. Assim, os objetos flutuantes podiam ser manipulados em apenas uma direção ao longo de eixos fixos graças ao controle de fases ou frequência de transdutores.

Com os novos avanços, os pesquisadores japoneses fizeram experiências com a manipulação acústica estendida, que permite a levitação e movimento em três dimensões. Para obter o resultado satisfatório, os cientistas utilizaram ondas fixas de ultrassom, provenientes de uma rede de ultrassom.

Quem sabe, em pouco tempo, não veremos skates que flutuam, como no filme De Volta para o Futuro.

Fonte: The History Channel

Tags: ,


About the Author

A "Redação TdG" é um grande espaço ocupado por ´jornalistas goblins´ que escrevem suas matérias sob pressão de editores furiosos! Algo muito diferente do que acontece em grandes veículos de comunicação.



Back to Top ↑
  • Categorias


  • PODCAST DESTAQUE

  • Curta a TdG