HQ

Published on maio 8th, 2014 | by Thiérri Parmigiani

2

São Paulo tomada por zumbis

Depois de gastar uma fortuna na Fest Comix, é hora de ler tudo aos poucos e fazer algumas resenhas aqui pra Torre.

Vou começar com São Paulo dos Mortos, que foi lançado em 2013 e conta com 4 contos de zumbi na cidade de São Paulo. O roteiro é assinado por Daniel Esteves e cada história possui ilustradores diferentes.

A primeira coisa que chama a atenção é a diversidade de visões sobre um apocalipse zumbi pelos olhos de um mesmo autor. São histórias completamente independentes e, por cada ilustrador possuir um traço muito diferente dos outros, a única coisa que amarra, e muito bem, todas elas em um mesmo universo é a cidade de São Paulo como pano de fundo.

Segue uma mini análise de cada uma das histórias:

Prólogo

O prólogo não faz muito sentido com zumbis e mostra uma das motivações do Daniel Esteves para a produção da HQ, que foi a invasão da comunidade de Pinheirinho que aconteceu em 2012 em São José dos Campos com ordens do governador Geraldo Alckimin.

sao paulo dos mortos

Próxima estação

Um dos desenvolvimentos mais interessantes que eu poderia imaginar. Um apocalipse zumbi que se passa no metrô e uma HQ em primeira pessoa (não só o roteiro, mas a arte). Não sei se a opção de adotar o “FPS” teve influência dos videogames, mas fez muito bem para introduzir esse universo sob os olhos e questionamentos de uma pessoa comum

Com você no fim do mundo

Antes de começar a ler essa, coloque a música “Eu Vou Tirar Você Desse Lugar”, do Odair José, como trilha (já que a música toca “de fundo” durante toda a história)

Uma história de amor um pouco previsível, mas que ainda surpreende não pela existência, porém pela forma como surgiu. O ponto alto são os detalhes espalhados por diversos quadros. Vale a pena investir um tempo olhando os desenhos.

Vício

Se existe algum lugar em São Paulo que pode ser usado exemplo para um possível apocalipse zumbi, é a cracolândia. Essa história mostra como essa área da cidade ficaria. O roteiro é bem pesado e até agora não sei se a cracolândia fica pior ou melhor nessa situação.

Itaquerão

Se você acha que a zona leste não pode piorar… zumbis mostram que isso é possível. Essa história é bem divertida pois quebra o ritmo das anteriores e mostra que por pior que as coisas estejam, moleque é sempre igual. O mundo está acabando, mas 3 amigos só querem saber de três coisas: sexo, se zoar e bater uma bola. E se o sexo tá difícil, jogar bola se zoando é possível, e eles resolvem invadir o estádio do Corinthians para isso.

Carona para o governador

Essa história é para deixar tucano maluco! Depois de um prólogo sem muita relação com zumbis, é hora da vingança. É hora de ver o governador Alckimin sofrer. O roteiro mostra como os políticos provavelmente agiriam em uma situação caótica como essa e fecha a “São Paulo dos mortos” com chave de ouro.

– – –

Minha avaliação de São Paulo dos Mortos é que vale muito a pena ir atrás e comprar essa HQ. Gostei muito e estou ansioso para numero 2.

Tags: , ,


About the Author

Gosta de criar analogias absurdas. Apaixonado por quadrinhos e cinema apesar de não conseguir decorar o nome de mais de uma dúzia de diretores, escritores e desenhistas. Acredita que o Magneto é o Jesus dos mutantes. Tem só 60kg, mas merecia pesar uns 150kg.



Back to Top ↑
  • Categorias


  • PODCAST DESTAQUE

  • Curta a TdG