Janela pro Oriente

Published on julho 23rd, 2013 | by Julio Machado

Shingeki no Kyojin e o ataque dos Titãs

Bem-vindos de volta a Janela pro Oriente e antes de tudo só queria agradecer a todos que leram o primeiro post dessa coluna, prometo melhorar com o tempo.

Essa semana vou falar de um sucesso recente no Japão que tem tanto em mangá quanto em anime, Shingeki no Kyojin. Essa série foi lançada em setembro de 2009 e vem ganhando fãs a cada novo volume compilado de mangás já estando entre os 10 lançamentos mais populares. Ja o anime é um pouco mais recente tendo sido lançado só esse ano e tem uma expectativa de 25 episódios.

Shingeki é um mangá mensal lançado pela revista Bessatsu Shōnen Magazine, já o anime é lançado toda sexta no Japão e chega traduzido ao Brasil pelos fãs aos sábados. E Lembrando que esse ano sai o filme em Live Action que eu assistirei sem sombra de dúvida e postarei aqui minhas opiniões.

O mangaká dessa série se chama Hajime Isayama que não tem muitos trabalhos publicados, sendo Shingeki no Kyojin seu maior e praticamente único sucesso. Ele não é um mangaká muito velho tendo apenas 26 anos.

Chega de ficha técnica e vamos ao que interessa de verdade a história, minha opinião e alguns spoilers pois não consigo viver sem eles.

Shingeki no Kyojin 2Um amigo meu me indicou esse mangá no começo do ano e eu resolvi ler pois já tinha tempo que não via nada de novo. No começo você acaba não gostando muito do mangá por conta dos traços e estilo de desenho do Isayama, que por sinal é uma porcaria nos primeiro capítulos, mas depois que você entende a história, acaba ignorando um pouco o desenho (que depois dos mangás 15 ou 20 melhora muito). A história é muito boa e os personagens te prendem de um jeito diferente de alguns shonens comuns como Naruto ou Bleach.

Tudo se passa num futuro onde criaturas humanóides gigantes aparecem e começam a devorar a raça humana, essas criaturas são chamadas de Titãs, não tem nenhum sinal de inteligência e tem entre 4 e 20 metros quando surgem. Os únicos humanos que sobrevivem no planeta são os que vivem dentro da cidade Fortaleza dividida em 3 partes: A muralha Maria que é mais externa, a Muralha Rose e a Muralha interna conhecida como Sina. Dentro dessas muralhas de 50 metros de altura os humanos vivem em paz por mais de 100 anos. No presente somo apresentados a Eren Jaeger, o protagonista, e a sua irmã adotiva Mikasa Ackerman que após o ataque de um Titã com mais de 60 metros de altura que destrói parte da muralha Maria liberando a entrada de centenas de titãs menores perdem sua mãe e se veem obrigados a entrar no exercito para poderem vingar a morte dela matando todos os Titãs que encontrarem.

O que eu acho mais demais nessa seria é o fato do protagonista ser o único humano com poderes na face da terra. Ai você fala que isso é clichê, que sempre o protagonista é quem tem poder  e eu respondo: SIM! Isso é um shonen e a maioria deles segue um padrão e nem ligo se isso torna o mangá um pouco menos foda do que ele já é. Eren pode se transformar em um Titã, pois seu pai era médico e fazia experiências com o DNA dos titãs. Um dia ele injeta um liquido no filho e diz que quando a hora chegar ele vai ter que salvar as pessoas. No meio de uma batalha no interior da Muralha Maria ele Eren é devorado por um titã e dentro do estômago desse titã ele perde o controle de si mesmo e se transforma em um desses seres gigantes e sem controle e parte pra briga no mano a mano contra outros titãs.

Ele é descoberto e julgado pelo exército e o melhor de tudo, sabe qual é sua punição? Ele é obrigado a virar titã e tapar o buraco na muralha pra que a humanidade possa voltar a habitar Maria.

Bem, vou parar por aqui pois isso é só o começo da série e vocês tem que descobrir por vocês mesmo o que acontece quando tanto os humanos como Eren e Mikaza deixam os muros pra trás e vão em busca de respostas. Se quiserem acompanhar tanto manga quanto o anime é só clicar nos links.

MANGÁ
ANIME

Espero que tenham gostado e saibam que no fim desse ano a Panini vai começar a publicar esse mangá, então eu termino esse post repetindo o que disse no último: Se vocês leem alguma série e ela chega ao Brasil, COMPREM! Só assim vocês ajudam a galera que esta na internet disponibilizando essas e muitas outras histórias para a gente.

Um forte abraço e me despeço de vocês aqui nas janelas vendo alguns desses Titãs se aproximando da Torre. Coitados.

Shingeki no Kyojin 3

Tags: ,


About the Author

O mártir dos spoilers. Jogador de Magic: The Gathering e leitor de bons livros como A Torre Negra do Stephen King. Gosta de tatuagens (tem um monte delas) e é muito fã de mangás… sem contar que adora um bom spoiler.



Back to Top ↑
  • Categorias


  • PODCAST DESTAQUE

  • Curta a TdG