Livros

Published on Maio 26th, 2015 | by Mari Molinari

0

Você não fala sobre o Clube da Luta

“Há uma categoria de homens e mulheres jovens e fortes que querem dar a própria vida por algo. A propaganda faz essas pessoas irem atrás de carros e roupas de que elas não precisam. Gerações têm trabalhado em empregos que odeiam para poder comprar coisas de que realmente não precisam.”

clube da luta livro

O Clube da Luta foi lançado em 1996 e teve como base um conto de apenas sete páginas escrito por Chuck Palahniuk. A história foca a vida de um homem comum empregado de uma empresa de carros e que, por sofrer de insônia, encontra uma válvula de escape em grupos de auto-ajuda e compras de catálogos.

Em uma das reuniões conhece Marla Singer e isso se torna um problema, uma vez que enxerga nela toda a mentira que ele representava nos grupos de auto-ajuda. Marla é espontânea e livre de padrões, graças a isso, sua presença causa certo incômodo.

Em um vôo o protagonista conhece Tyler Durden, um empreendedor no ramo de sabonetes finos, cuja amizade acreditava ser ‘descartável’. Porém, ao chegar em casa se depara com seu apartamento destruído, e sem ter para onde ir procura Tyler.

Após uma noite bebendo juntos, criam um clube. Não um clube qualquer. O Clube da Luta: oito regras simples, e não se pode falar sobre isso com ninguém. Foi assim que a revolução começou. Decidiram que não iriam morrer sem ter entrado em uma luta. Em combate descobriram a diferença que isso faria não só com eles, mas com todos os futuros membros.

Um toque de suspense faz o texto desenrolar e levar o leitor para questionamentos aparentemente simples, porém de extrema relevância. Chuck escreve sobre o niilismo, futilidade consumista, o ser humano lidando com uma raiva do mundo. Para muitos, o Clube da Luta não é apenas um clube de lutas, é a busca por redenção e liberdade.

A utilização de figuras de linguagem como sinédoque e metonímia (a parte pelo todo e vice-versa) faz com que o teor filosófico do texto seja enfatizado, desta forma os personagens não são apenas criações ficcionais, são o retrato de tudo aquilo que o autor teve como experiência ao longo da vida.

Em suma, Clube da Luta é uma leitura rápida, instigante e reflexiva, onde o leitor acompanha o pensamento do protagonista e consegue ao mesmo tempo, enxergar tais situações em sua realidade e  próprios valores. Por possuir um final diferente ao do filme e uma história tão tentadora, o livro tem muito a surpreender.

clube da luta filme

Chuck Palahniuk nasceu 1962, é formado em jornalismo, já trabalhou como mecânico e atualmente é escritor. Suas histórias tendem a começar e terminar no mesmo ponto e possuem personagens marginalizados.

David Fincher adaptou o livro para o cinema em 1999, com Edward Norton e Brad Pitt, o filme se mantém fiel ao livro. Ouçam o podcast ‘Like a Virgin: Clube da Luta‘, onde os gurus falam sobre o livro e o filme.

Em 2013, na Comic-Con em San Diego, Chuck Palahniuk anunciou que estava trabalhando em uma continuação para Clube da Luta no formato de graphic novel, que será lançada este mês nos EUA.

Tags: , ,


About the Author

Graduanda em Letras e viciada em comprar livros. Leitora apaixonada de Ayn Rand e Bukowski. Tem preguiça de séries de tv muito longas e não entende muito de tecnologia.



Back to Top ↑
  • Categorias


  • PODCAST DESTAQUE

  • Curta a TdG